Publicado no dia 10/10/2020 as 11:34:43 h e atualizado no dia 06/01/2021 as 11:43:18 h

Filme de 2009, Invictus, foi dirigido por Clint Eastwood. Conta a história do encontro de Nelson Mandela (interpretado por Morgan Freeman) com François Pienaar (interpretado por Matt Damon) capitão da equipe da seleção sul-africana de rugby.

No ano de 1994, Nelson Mandela torna-se presidente da África do Sul. Os negros comemoram sua vitória, os brancos em sua grande maioria têm como símbolo de patriotismo o time de rúgbi. A disputa racial acontece nos estádios com a véspera da Copa do Mundo em 1995, na qual os negros torcem pela seleção da Inglaterra.

Mandela busca ajuda do capitão da seleção sul-africana de rugby para unir brancos e negros através do esporte, até então divididos em decorrência do Apartheid. No momento, era importante incentivar o time para se tornar competitivo a ponto de disputar o título.

Como inspirar pessoas a serem melhores que nós? Percebemos através do filme que precisamos liderar pelo exemplo. Mandela se mostrou um grande líder logo nos primeiros dias como presidente convidando os funcionários do antigo governo para trabalhar com ele, a fim de construir uma grande nação.

Quando brancos e negros cantaram o hino da África do Sul em uma jogo de rúgbi, foi por persistência do presidente. Na comemoração, brancos e negros estavam juntos. Mandela nos ensinou a importância da persistência, foco e estratégia ao decidir unir brancos e negros em seu país.  “Eu sou dono do meu destino, capitão da minha alma”, disse Mandela.


Comentários

Fazer um novo comentário
Escreva o seu comentário