A Mulher V
A autora Cristiane Cardoso expõe em seu livro: A Mulher V, os segredos da mulher virtuosa, essa que é uma mulher diferente dos modelos impostos hoje. A mulher V é moderna, mas mantém valores que o tempo não apaga. Uma mulher virtuosa é madura, e a maturidade anda de mãos dadas com a responsabilidade. Quanto mais responsabilidades a mulher tem, mais madura se torna e será digna de confiança.
As pessoas preguiçosas normalmente não são respeitadas, não são ouvidas, os outros fazem pouco caso delas. Também não são boas o suficiente para assumir cargos importantes. Precisa-se arrumar tempo para fazer o que precisa ser feito, ficar adiando a vida é sinal de baixa autoestima, de insegurança, preguiça e desorganização. Beleza é importante, mas as pessoas admiram mulheres que confiam em si mesmas e na sua capacidade de fazer mais.
De acordo com a autora, a mulher virtuosa é disciplinada, organiza seu tempo e controla a sua mente. Isso tudo faz dela uma mulher feliz e uma companhia agradável. As pessoas a admiram e respeitam. Ela compete consigo mesma, quer fazer hoje melhor que ontem. Não espera as oportunidades chegarem, mas sai para procurá-las.
Toda mulher V acredita que terá um futuro brilhante, e quanto pior foi seu passado, mais forte se torna, se ela conseguiu chegar até aqui com tantas dificuldades, daqui para frente será sucesso.
Cristiane faz uma analogia para expor a importância dos cuidados consigo mesma. Se a pessoa não beber água não matará a sede e ninguém poderá beber por ela, o mesmo acontece com os cuidados que cada uma precisa ter consigo. Quando uma pessoa sabe cuidar de si mesma ela sabe cuidar dos outros também.
Uma mulher pode acrescentar muito na vida da outra pessoa, e se isso não está acontecendo provavelmente está tirando da vida do outro. Se não está erguendo é porque está colocando para baixo, alerta Cardoso.
Virtuosa é a mulher que divertida, está sempre evoluindo, em busca de coisas novas, por isso as outras pessoas se sentem atraídas por ela. É aquela amiga que incentiva, dá um empurrãozinho, encoraja e se alegra com as conquistas. Ela é sábia, mas a sua sabedoria não faz ninguém se sentir mal porque ela também é gentil. Ela está sempre em busca de um jeito de melhorar a si mesma e as pessoas ao seu redor. Gosta de ficar ocupada a ponto de não ter tempo de se sentir triste.
Quando Deus é o centro da sua vida, a mulher virtuosa reage aos problemas de maneira diferente. Quanto mais perto da luz está, mais iluminada fica, quanto mais perto das trevas mais apagada se torna. Elas são corajosas, se colocam a disposição, são excelentes no que fazem e são bonitas.
A autora finaliza o livro questionando: “ Como você pode fazer a diferença em sua família? E na sua vizinhança, no seu local de trabalho e na igreja?