Publicado no dia 15/06/2021 as 09:01:14 h e atualizado no dia 15/06/2021 as 09:06:15 h

O livro “Me poupe” é de Nathalia Arcuri. Ela é também criadora do maior canal de finanças do YouTube. Fala sobre dinheiro de uma forma inteligente e bem humorada. Relutei para ler essa obra pensando que era mais um livro qualquer de autoajuda, mas me enganei, pois ele é cheio de dicas preciosas sobre finanças e com certeza vale muito ler e estudar o livro se você possui problemas em lidar com dinheiro.
A autora explica que o dinheiro pode trabalhar para nós e não somente nós para ele. Diz que não importa se estamos num buraco, tudo tem solução. Normalmente as pessoas têm receio em falar sobre dinheiro, possuem segundo ela dinheirofobia. Os pais muitas vezes não sabem falar sobre o assunto, não sabem poupar, gastam o que não têm, possuem muitas dívidas, e por fim dizem que dinheiro é sujo. Mas vivemos em um país capitalista, portanto, poderíamos falar abertamente sobre finanças. 
Quando temos um objetivo que exige planejamento e investimento precisamos saber se ele é realmente importante, precisamos perceber se teremos disposição para acordar todos os dias com muito gás para trabalhar, sempre superando as tentações que surgirem, fazer renúncias e escolhas, abrindo mão de vários gastos desnecessários, buscando uma maneira de ganhar mais dinheiro tudo em nome de conquistar o que mais deseja. Precisamos aprender a autodisciplina para chegar aos resultados esperados.
Arcuri explica que muitas pessoas empobrecem aos poucos tentando parecer que são ricas. Compram bens que lhe dão status, deixando de aplicar o dinheiro naquilo que é realmente importante e que faz parte dos objetivos mais preciosos. E para definir esses objetivos é necessário autoconhecimento. Quando nos conhecemos verdadeiramente conseguimos ter clareza sobre o motivo pelo qual desejamos tanto conquistar tal coisa.
Para conhecer-se é necessário ter os 4 “F” foco, saber onde vai; também é necessário ter fé acreditando e fazendo planos para acontecer; terceiro: você precisa ter força porque terão pessoas que vão considerar seu sonho uma loucura; e por último, usar o foda-se todas as vezes que que tentarem diminuir seu potencial. Quando alguém disser que você não pode, agradeça a colaboração e mentalize um: foda-se. Esses quatro ‘F” somados deixarão você longe da frustração.
Antes de comprar qualquer coisa questione se existe uma forma mais barata de fazer aquilo, e normalmente existe. Não tenha vergonha de pedir descontos. Compare os valores, esgote todas as possibilidades. Busque formas inteligentes de alcançar seus objetivos.
Estabeleça metas para realizar hoje, outras até 2 anos, de 2 a 5 anos, de 5 a 8 anos e mais de 10 anos. Definindo as metas escreva para não esquecer ou faça o quadro dos sonhos, pode colar em algum lugar de fácil acesso.
Para conquistar suas metas de forma lícita você terá que trabalhar, e lembre-se que trabalhar com paixão traz resultados melhores.
Pense que cada centavo que você conquistou foi fruto de esforço, portanto, quando der vontade de gastar com coisas que não agrega, imagine que está jogando seu dinheiro no lixo.
O livro traz muitas outras dicas para fazermos as pazes com o dinheiro, sugerimos que além da leitura você coloque em prática os exercícios propostos.


Comentários

Fazer um novo comentário
Escreva o seu comentário