Publicado no dia 07/10/2021 as 09:35:25 h e atualizado no dia 08/10/2021 as 08:56:38 h

O que aprendemos com o livro: 10 regras de ouro que a experiência me ensinou

O autor Luiz Sandoval trabalhou durante muitos anos no grupo Silvio Santos. Ele conta como partiu de funções humildes até chegar ao posto mais alto dentro da organização. Apresenta dicas preciosas para ter uma carreira sólida baseada na ética. Segundo Sandoval podemos deixar algo precioso às novas gerações, é o que só nós temos e que vai morrer conosco se não compartilharmos. Ele compartilha conosco algumas lições de sucesso que obteve na vida e na carreira:

Primeira regra de ouro: Invista na liderança e na ética

Os ingredientes essenciais a todos os profissionais de uma empresa são os sentimentos, atitudes e relacionamentos. A verdadeira liderança se exerce com o coração e, por isso é preciso pensar em paixões. Aquele que pensar em si como seu maior ativo ganhará mais dinheiro, conseguirá melhores relacionamentos e obterá os bens materiais que deseja.

Segunda regra de ouro: Estimule a ousadia e a determinação

Ousadia é decidir entre deixar como está ou partir para algo maior. A última opção traz riscos, mas planejar ajuda a enfrentá-los. A determinação é a capacidade de ir atrás dos objetivos sem desistir deles. O líder precisa ter fé, que consiste na ausência absoluta da dúvida.

Terceira regra de ouro: Não tenha medo de fazer mudanças

Existem três tipos de pessoas: as que esperam acontecer, as que perguntam o que aconteceu e as que fazem acontecer. Estar no último desses grupos é uma questão de escolha consciente.

O autor ainda traz uma reflexão. Sobre fazer mudanças, Dostoiévski afirma no livro Os irmãos Karamazov: “Somos assim: sonhamos o voo, mas tememos a altura. Para voar, é preciso ter a coragem de enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o voo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos o voo por gaiolas. A gaiolas são o lugar onde as certezas morrem. ”

Quarta regra de ouro: Trabalhe com as pessoas certas no lugar certo

A probabilidade de ter sucesso é maior quando nos juntamos aos otimistas. Monte uma equipe, trabalhe a motivação e adote um sistema de metas definidas, pois, cada membro da equipe, como um time de futebol precisa saber que lugar do campo deve ocupar.

Junto com o otimismo desenvolva a atenção contínua para impedir que uma visão muito positiva das coisas acabe por atrapalhar a análise das situações.

Quinta regra de ouro: Mantenha um relacionamento honesto e profundo com seu cliente

Qualquer que seja o negócio, é preciso sempre arrumar um jeito de manter um relacionamento duradouro com o cliente. É quando se cumpre o compromisso, entregando o que se prometeu, que fidelizamos o cliente.

Sexta regra de ouro: Valorize o trabalho dos seus colaboradores

O bom líder é capaz de fazer com que seus subordinados o sigam, consegue manter um diálogo aberto, disposto a ouvir, mudar de opinião.

Quando se tornar necessário criticar um funcionário, o mais adequado é conversar em particular com ele e perguntar se está com um problema pessoal. Com essa atitude, além de ajudar a resolver o problema e evitar a repetição do erro, você demonstra preocupação.

Sétima regra de ouro: mire no futuro

Acreditar na inovação é essencial para o futuro nos negócios. Segundo Peter Drucker “transformar ideias inovadoras em um projeto lucrativo é a essência do empreendedor. ”

Mesmo com um produto já conhecido você tem a oportunidade de criar um diferencial e superar os concorrentes.

Oitava regra de ouro: Vibre com o sucesso

Os fracassos são tentativas que não deram certo, mas serviram de aprendizado. Comemore as vitórias com seus colaboradores como se ganha um campeonato, isso fará com que toda equipe fique motivada para o próximo desafio.

Nona regra de ouro: Desenvolva um planejamento e uma estratégia

Planejar antes de iniciar um negócio ou tomar medidas para expandir os já existentes é um dos segredos do sucesso. Pense grande, comece pequeno e cresça rápido.

Selecione colaboradores de forma que possa trabalhar com os melhores. Qualifique sua equipe com treinamentos e cursos. Aumentar o valor intrínseco de cada funcionário é investimento.

Décima regra de ouro: Aprenda com os erros e fracassos

Observe os outros e aprenda com os erros, é menos doloroso do que aprender com os seus.

Em uma condição de fracasso é preciso aceitar a situação e não insistir em algo que não deu certo.

Concluindo a leitura do livro podemos perceber a importância de acreditar no sucesso, ter obsessão por uma ideia, formar colaboradores competentes, mantê-los na empresa, planejar e não persistir no erro.


Comentários

Fazer um novo comentário
Escreva o seu comentário