Pare de reclamar
O ato de reclamar rebaixa a pessoa que reclama. Criticar leva quem tem esse hábito ao descrédito, pois temos a impressão que é uma pessoa mal-amada e cheia de complexos. Reclamar para receber apoio e ficar aliviado com suas decepções deixa o reclamão ser visto como chato e ser evitado pelos outros.
Quando for falar sobre alguém encontre algo para elogiar. O ser humano gosta de ajudar aqueles que reconhecem, agradecem e elogiam. Quando ressaltamos qualidades dos outros sendo gratos aos que nos estenderam a mão estamos incentivando quem está ouvindo a fazer o bem também. Elogie sempre as pessoas que lhe fizeram o bem que nunca faltará pessoas para lhe ajudarem. Assim conservamos os amigos e deixamos desanimados quem quer nos prejudicar.
Caso alguém comece a falar de um adversário seu, procure algo de bom para falar, se não encontrar então não diga nada.
Não queira se promover destruindo o outro. Muitas pessoas poderiam ter se dado muito bem na vida se tivessem curado seu interior, mas por medo de enfrentar os medos, desistem e costumam fazer comentários maldosos, acusações, críticas. Se não estiver curada, a pessoa torna-se um especialista em cuidar da vida dos outros e falar mal.
Quem não tem controle sobre si mesmo é pobre, pode até ter posses, mas é tão pobre que a única coisa que tem na vida é dinheiro.
“Pare de reclamar, pare de buscar o impossível, pare de exigir perfeição de si mesmo, pare de querer encontrar lógica pra tudo, pare de contabilizar prós e contras, pare de julgar os outros, pare de tentar manter sua vida sob rígido controle. Simplesmente, divirta-se”. (Martha Medeiros)