Professor em tempos de pandemia
Parabéns para você que durante a pandemia teve que comprar um celular novo porque o seu não comportava tantas mensagens recebidas diariamente pelos pais, alunos e colegas.
Parabéns para você que avisava toda a família que iria dar aula on-line e precisava do silêncio e colaboração de todos. Que gravava aula de blusa chique, mas com calça de pijama e pantufa.
Parabéns para você que recebia atividades devolvidas sem o nome, em branco ou com a letra de outra pessoa. E os trabalhos extraviados? O aluno dizia que tinha entregado, você dizia que não tinha recebido e agora?
Parabéns para você que teve que incentivar alunos a continuar estudando sabendo que alguns deles estão tralhando e não pretendem retornar.
Parabéns para você que precisou ouvir de algumas pessoas que vocês estavam de boa, em casa, mesmo com pilhas de trabalhos para corrigir e aulas on-line para ministrar diariamente.
Parabéns para você que recebia mensagens e questionamentos dos pais e alunos altas horas da noite, domingos e feriados.
Parabéns para você que teve dores nas costas por ficar as vezes mais de oito horas gravando aulas onde entrava apenas um aluno e as vezes eram aulas conjugadas.
Professor, você sempre trabalhou muito, e nesses últimos tempos teve que se adaptar a um modo diferente de ensinar, isso lhe trouxe mais trabalho. Teve que ensinar alunos que você nem conhece pessoalmente. Foram tempos desafiadores, e eles ainda não terminaram, pois,- as retomadas de conteúdos são necessárias, o reforço na alfabetização é essencial, a socialização dos alunos precisa acontecer, mas as alegrias e realizações também fazem parte e é isso que os impulsiona a continuar.
Persista, nós precisamos de você. Seja feliz na profissão. Feliz dia!